quinta-feira, 30 de março de 2017

CASO REAL



A primeira fila foi no xerox.
Quinze minutos.

A segunda fila foi no Detran. Fila da triagem.
Mais quinze.

- Boa tarde. PID, por favor.
- Quê?
- Permissão Internacional para Dirigir.
- Documentos.
- Tudo aqui!
- CNH e CPF, por favor.
- Os dois aqui.
- Comprovante de residência?
- Mas eu liguei no Disque-Detran e..
- A moça disse que o senhor só precisava de CNH e CPF.
- Exatamente.
- Normal. Acontece muito.
- Mas...
- Aquela fila ali, ó.
- Que tem?
- Entra na internet, senhor, e pega uma cópia de qualquer conta que comprove sua residência, .

A terceira fila, então, foi a do acesso à internet.
Trinta minutos.

- Conta de luz, senhor?
- Não. Não tá no meu nome.
- Telefone?
- Telefone. Pode ser.
- Qual operadora?
- TIM.
- TIM sem sistema, senhor.
- Sério?
- Próximo!
- Peraí! Eu PRECISO desse documento!!
- Cartão de crédito?
- Não sei se é seguro usar minha senha do banco aqui.
- Há outra opção, senhor?
- Acho que n...
- Próximo!
- Moça, peraí! Eu PRECISO de uma solução!!
- Qual o banco, senhor?
- It....
- Itaú sem sistema, senhor.
- Como assim?!
- Sinto muito, senhor.
- Mas acho que o problema é a internet de vocês.
- Próximo!

A quarta fila, então, foi pelo telefone. Ligação urgente pro banco.
Mais vinte minutos.

- Gerente, boa tarde. Preciso de um favor.
- Pois não.
- Uma cópia da fatura do cartão de crédito. Preciso comprovar meu endereço.
- Claro!
- Consegue mandar por e-mail?
- Hm. Sistema fora do ar. Não tem previsão, mas assim que voltar eu te mando!

Mais trinta minutos.
Mandou.

A quinta fila foi, de novo, a do acesso à internet.
Mais quinze minutos.

- Voltei.
- Deu certo, senhor?
- Recebi por e-mail. Só imprimir.
- Impressora tá fora de sistema, senhor.
- Hã?!
- Manda imprimir nessa outra.
- Ok.
- Próximo!

A sexta fila foi, de novo, da triagem.
Mais dez minutos.

- Voltei.
- Qual é o seu documento, senhor?
- PID.
- Pitty?
- PID. Permissão Internac...
- Não é aqui, não, senhor.
- Mas a m...
- A moça disse que era essa fila.
- Exatamente.
- Normal. Acontece muito.
- E agora?
- Ali, ó!
- Mas...
- Próóximo!

A sétima fila. Mais dez minutos.

- Boa tarde, moça. Tudo bem?
- Oi.
- PID, por favor.
- Documentos.
- Tudo aqui!
- CNH?
- Na mão.
- Só preciso dela.
- Mas e o CPF?
- Não precisa.
- Mas... Mas... Mas e o comprovante de residência?!
- Não precisa.
- Mas a m...
- A moça ali do outro balcão falou que precisava.
- Exatamente.
- Normal. Acontece muito.
- Moça, eu perdi mais de uma h...

[carimbo]
PUF. PUF, PUF.

- 260 reais. Paga ali naquele setor e volta.
- Dá pra pagar no cartão?
- Costuma dar, mas hoje é só dinheiro.
- Por quê?
- Sistema fora do ar.
- É sério?
- Tem um caixa eletrônico ali no shopping.
- Mas...
- Pró-xi-mô!

Fila no elevador pra descer.
Fila na escada.
Fila no corredor do shopping.

Fila na faixa de pedestre.
Fila no caixa eletrônico.

Fila pra voltar ao Detran.
Fila no elevador pra subir.
Fila na escada.
Fila nos caixas de pagamento.

O segurança me breca diante da porta.

- Pagamento? Hmm. Banco tá fora de sistema.
- Mas vou pagar com dinheiro.
- Sem sistema.
- Mas não era o sistema do cartão?
- Era. Mas agora caiu geral.

Fila de pagamentos.
Fila de funcionários confusos.

Fila. Fila. Fila.
Depois de muitas filas, documento em mãos.
O que poderia demorar poucos minutos demorou muitas horas. Um dia inteiro.

Ao voltar pra casa, a caminho da fila do pão, peguei a fila de carros do engarrafamento.  Pessoas com filas de problemas na cabeça. Ouvi a buzina e o estranhamento entre dois motoristas, um homem e uma mulher que disputavam um pedaço de rua. O bate-boca seguiu até que o sujeito macho pôs fim à briga -- e a última fila do dia me mostrou que o sistema tá realmente fora do ar:

- Ô, sua fila da puta! Vai pilotá fugão! 

Um comentário:

Gabis disse...

Jkkkkkk muito boa !